quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Diario de um louco

Progamação no SESC Cascavel:

Dia 24/11 - Das 13h00 às 17h00 e Dia 25/11 - Das 8h00 às 12h00 - Oficina "Da Observação à Cena"

Oficina de Cenografia ministrada por Jorge Bweres, diretor do grupo de teatro Lavoura - PB (Jorge Bweres é Arquiteto e Urbanista pela UFPB e pós graduado em Educação Ambiente e Comportamento). A oficina consiste em noções básicas de representação gráfica e elementos arquitetônicos para a construção de um projeto cenográfico em que estética e conceito sejam adequadas ao espetáculo teatral.

Público Alvo - Profissionais de teatro, Estudantes de Arquitetura e demais interessados.

Local - SESC Cascavel - Rua Carlos de Carvalho, 3367. Salão Social.

*Oficina Gratuita.

*Vagas limitadas.

Dia 25/11 - Espetáculo - "Diário de um Louco" às 20h00.

Local: SESC Cascavel. Salão Social.

Público Alvo - Comerciários, dependentes e comunidade em geral.

* Entrada Franca.

Sinopse

Monólogo interpretado por André Morais a partir da adaptação da novela do escritor russo Nicolai Gogol. Protagonista é narrador anônimo: funcionário público desesperado de paixão pela filha do chefe cria para si um trono e uma coroa na tentativa de superar a mediocridade de sua existência. Sua total alienação e a força que pesa sobre ele, desde sua depressão até a máquina chamada Estado - objetos de alegorias cenográficas, como um teto que vai baixando - , fazem-no enlouquecer e terminar em um manicômio. A visão do mundo ao seu redor, suas percepções, angústias e confusões são parte desse texto do século XIX.

Ficha Técnica

Adaptação para teatro: André Morais

Direção: Jorge Bweres e André Morais

Elenco: André Morais

Música original: Marcílio Onofre, Samuel Correia e Wilson Guerreiro (Compomus/UFPB)

Cenário: André Morais

Figurino: Suzy Torres e Graça Morais

Desenho e operação de luz: Jorge Bweres

Operação de Som: Marinalva Rodrigues

Sobre o Grupo

O Grupo de Teatro Lavoura, nome com que foi rebatizado o grupo Bigorna, iniciou sua trajetória com o espetáculo "Diário de um Louco" (2005), monólogo produzido com um mínimo de recursos e total investimento no ator. O processo de montagem do espetáculo, a partir do encontro entre Jorge Bweres e o ator André Morais - os dois dividem a direção -, teve como base o trabalho independente de André, que já montara e dirigira o monólogo em 2003, e sua história sintetiza a própria natureza e o modo de trabalhar da Cia. "Diário de um Louco" participou de diversos festivais pelo Brasil, recebendo em 2005 seis prêmios no Festival Nacional de Guaçuí ES, entre eles o de melhor espetáculo, melhor direção, melhor música e melhor ator. Em 2006, no 13º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga/CE, foi premiado com os troféus de melhor espetáculo (jurí oficial) melhor ator e melhor música.

Qualquer dúvida estamos à disposição,

Lysiane Baldo - Técnica de Atividades Artístico-Culturais. SESC Cascavel.

Maiores informações: 45 3225-3828 (Serviço de Atendimento).

Esquecimentos de Mulher

O SESC Cascavel em parceria com o JL Shopping realiza a partir do dia 16 de novembro a Exposição Esquecimentos de Mulher, das artistas chilenas Maria Soledad Quezada e Paola Ferraris, no espaço do JL Shopping Cascavel. Você poderá conferir o trabalho até dia 18 de dezembro.

Release sobre a Exposição

Parece ser que para formular um projeto de arte, requere-se só de elementos analíticos e formatos... acreditamos que nos esquecemos da poesia e a simples intencionalidade do artista em formular um momento do refletir e da emoção. É sobre o esquecimento precisamente que queremos pensar, mergulhar num processo que dirige-nos por estradas da dor e da sanação, que confunde-se com as lembranças e com o grito da angústia, da perda. De querer esquecer, mais o que é realmente o esquecido? É aquilo que não interessa para nós? Esquecemos por negligência ou por necessidade de continuar vivendo? Hoje queremos refletir sobre o especial esquecimento da mulher, dos sonhos e brincadeiras de criança (vestido vermelho sobre a mesa). Que foram devorados pelo tempo e a sociedade, convertendo-nos muitas vezes em arquétipos das estigmatizadas, das parias. No outro extremo da sala um vídeo com a curação, metáfora da ferida (alma-corpo) e um texto sobre gaze, o esquecimento como sanação e reconstrução. O vídeo gravado no consultório 1 da cidade de Santiago, Chile, mostra como se cura a uma mulher, seus pés, pés nus e doentes que deixam de andar , de por sapatos para seduzir. Nele mostra-se o uso de utensílios médicos invasivos (tesouras e pinças de aço), frios e punçantes que cortam e limpam. E protetores (as gazes). Outra imagem importante do vídeo é a limpeza da ferida, o uso da água como símbolo de purificação, catarse da dor. As gaze escrita com iodo (cheira a sanação). O texto corresponde a uma canção típica portuguesa “Fado”, como um estilo musical que conta histórias de amor e desamor, marinheiros que deixam o porto e mulheres que vão-se perdendo entre lágrimas e esquecimentos. Assim volta-se a fechar o ciclo.

Mais informações: 45 3225-3828. (Central de Atendimento - SESC Cascavel)