sexta-feira, 14 de maio de 2010

Autores e Ideias




Literatura e ciberespaço



Até meados dos anos 1990 – isso quer dizer, menos de 20 anos atrás –, a distância entre escritores e leitores era muito maior do que nos dias de hoje. Os caminhos para a publicação não eram menos tortuosos, distanciando também os jovens autores das grandes editoras, cuja prática de mercado mais segura era publicar os “medalhões” literários ou, então, os poucos sortudos apadrinhados por um autor de renome.

Eis que um novo cenário começa a se desenhar com a popularização da internet no mundo. Novos canais – sites, blogs, microblogs, redes sociais – e novos autores passaram a surgir neste contexto, facilitando desde a descoberta destes nomes até sua publicação que, hoje, deixou de ser restrita ao livro físico. Para ser lido por milhares de pessoas, basta criar gratuitamente seu próprio espaço na rede mundial de computadores. Para ler, basta estar conectado a ela. Simples assim.

A evolução dos meios digitais é tão ou mais dinâmica que a entrega de um livro comprado online, impresso sob demanda por uma editora baseada na internet. Mas só se você fizer questão de ler em papel. Do contrário, poderá baixá-lo diretamente para o seu computador ou leitor digital – este ano, chega ao mercado o primeiro aparelho produzido no Brasil. Graças à informalidade e o caráter democrático dos meios eletrônicos, hoje também é possível que o leitor mantenha um diálogo muito mais próximo com seu escritor preferido via e-mails ou mensagens enviadas na caixa de comentários de seus respectivos blogs. Por sua vez, a crítica literária – especializada ou não – também se beneficiou deste cenário, permitindo que outras vozes lancem sua opinião a outros ouvidos, e atingindo um público maior, embora específico, mapeado através de mailings, comunidades sociais e ferramentas como o feed. Na era da informação customizada, o leitor e o texto sempre saberão se encontrar.

“A literatura brasileira não é mais a mesma depois da internet”, afirmou certa vez o editor do Digestivo Cultural, uma das revistas eletrônicas de cultura mais prestigiadas do Brasil. A literatura mudou, sim, mas não a ponto de interferir na linguagem e nos procedimentos narrativos – que pouco se transformaram, para falar a verdade. O texto literário que já nasce digital não é assim tão diferente daquele que se materializa em códices. Ou é? Até que ponto o hibridismo de som, imagem e texto – e os atalhos promovidos pelos hiperlinks – vêm influenciando os autores e leitores desta nova geração? E por que, mesmo diante do fenômeno dos e-books, nunca se publicou tanto livro impresso quanto atualmente? Na era da digitalização, como assegurar os direitos autorais dos escritores? Afinal, como será o mercado editorial no futuro?

Em meio a tantas perguntas e a este cenário, que muda e nos surpreende a todo momento, o Sesc Paraná lança este ano o Autores & Ideias , evento que discutirá os mais variados temas da literatura, tendo como ponto de partida suas relações com o ciberespaço. Ao longo de 2010, oAutores & Ideias percorrerá cinco cidades paranaenses com atividades que pretendem ampliar o debate em torno da literatura, leitura e letramento na sociedade digital. De maio a novembro, a cibercultura será a temática principal de mesas-redondas, workshops e oficinas, oferecidas nas unidades do Sesc em Curitiba, Londrina, Maringá, Pato Branco e Cascavel. Uma oportunidade única de trazer para o mundo real um bate-papo essencialmente virtual.
  PROGRAMAÇÃO NO SESC CASCAVEL

Mesa-Redonda e bate-papo com os autores :

Data: 18 de Maio - Terça-feira
Horário: às 20h00
Local: Salão Social - SESC Cascavel.

*participação gratuita.

Workshop - Produção Literária para o Ciberespaço .
Data: 22 de Maio - Sábado
Horário: das 14h às 17h
Local: Salão Social - SESC Cascavel
*participação gratuita - vagas limitadas. Reserve sua vaga antecipadamente pelo fone 45 3225-3828 no Sesc, com Lysiane.

Segue pequena biografia dos escritores que serão recebidos nesta primeira edição:

Daniel Galera nasceu em 1979, em São Paulo, e vive em Porto Alegre.
Publicou na internet de 1996 a 2001, com destaque para o fanzine por
e-mail Cardosonline, do qual era colunista fixo, e o site literário
Proa da Palavra, que editou de 1997 a 2000. Pelo selo literário Livros
do Mal, publicou seus dois primeiros livros, "Dentes Guardados"
(contos, 2001) e "Até o dia em que o cão morreu" (romance, 2003). É
também autor dos romances "Mãos de Cavalo" (2006) e "Cordilheira"
(2008, vencedor do Prêmio Machado de Assis de Romance em 2009). Em
2010, publicará a história em quadrinhos "Cachalote", ilustrada por
Rafael Coutinho. É tradutor e publicou ensaios, resenhas e artigos em
numeras publicações.



DANIEL PELLIZZARI é escritor e tradutor. Como editor, foi um dos
criadores do selo Livros do Mal. Publicou dois livros de contos e o
romance "Dedo Negro com Unha" (2005). 
Traduziu autores como David Foster
Wallace, William Burroughs, David Mitchell e Hunter S. Thompson. 
No
momento conclui um romance passado em Dublin para o projeto Amores
Expressos e é co-autor (com Rafael Grampá) de "Furry Water", uma graphic
novel a ser publicada em 2010 pela editora americana Dark Horse Comics.