quinta-feira, 12 de agosto de 2010


                                                   CINESESC - Mostra 1959: O Ano Mágico do Cinema Francês



Data: 26 à 28 de Agosto.
Horário: Sempre às 19h30.
Local: SESC Cascavel - Salão Social.
*participação gratuita.

26/08 - Quinta-Feira

Quem matou Leda? (À doublé tour, dir. Claude Chabrol, 1960). 110 min. Classificação Livre.

A história se desenvolve em torno de uma família, proprietária de um vinhedo, mais precisamente um casal com dois filhos jovens, na região da Provence. Outros três personagens importantes são a sensual empregada da casa, o namorado da filha, e a jovem vizinha Leda, nada menos que a amante declarada do pai da família. O enredo é simples: o pai dessa família, Henri, envolve-se amorosamente com a jovem vizinha Leda. Ela aparece misteriosamente assassinada em sua casa. Como Henri era seu amante e vizinho, todos os personagens do filme são suspeitos do crime.

27/08 - Sexta-Feira

Pickpocket (dir.Robert Bresson, 1959). 79 min. Classficação Livre.

  Em Pickpocket Bresson conta a história do jovem Michel, um batedor de carteira compulsivo. A narração é realizada em primeira pessoa, um artifício para mostrar apenas o ponto de vista do personagem principal. No filme, assistimos ao próprio Michel escrever suas anotações e por meio delas tomamos conhecimento dos fatos ocorridos em sua turbulenta vida.


28/08 - Sábado 

O Signo do Leão (Dir.: Eric Rohmer, 1959).    

  O Signo do Leão marca a estréia do francês Eric Rohmer, um dos criadores da revista Cahiers do Cinema, na direção. É uma história trágico-cômica sobre Pierre Wesselrin, um músico parisiense bon-vivant e falido, que um dia recebe um telegrama informando-o de que sua tia rica morreu. Como ela tinha apenas dois parentes vivos, Pierre pressupõe que herdará sua fortuna, e convida seus amigos para uma festa celebrando a boa notícia. No dia seguinte, Pierre descobre que foi deserdado e que seu primo, que considera um idiota, ficou com toda a herança. Sem um tostão, ele é expulso de seu apartamento, e como seus amigos estão todos em férias ou viajando a trabalho, ele é obrigado a dormir na rua.


Oficina – Direção II

Ementa: Produção, Iluminação, Lentes, Mise-en-scène, continuidade, som, direção de equipe, direção de Arte.
Ministrante: Vander Colombo.
Dia: 28 de Agosto – sábado.
Horário: Das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
Local: Sesc Cascavel.
*participação gratuita.
*vagas limitadas – reservar vaga antecipadamente em resposta à esse e-mail ou pelo fone 45 3225-3828.

Lysiane Baldo 
Técnica de Atividades - Cultura 
SESC Cascavel - (45) 3225 3828 
lysianebaldo@sescpr.com.br