segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Folias de reis:

Quando eu era criança estava na casa de minha avó... vi que ela saiu rapidamente para fora com uma travessa de bolo na mão...

Não entendi porque ela gritava e chamava todo mundo, mas logo ouvi uma cantoria bem animada.

Sai pra fora da casa vi um monte de gente vestido com roupas coloridas e vários músicos com sanfonas, rabecas violas e violões...Aquilo foi um fato muito interessante pra mim, mas apesar da minha mãe e minha avó me explicarem, era muito criança pra entender.

A única coisa que importava é que era muito mágico: aqueles palhaços e reis dançando, todos juntos...Eles chegaram na casa da minha avó...Comeram e foram embora...Logo que eles me passaram vi um bando de mascarados com roupas negras que acompanhavam aqueles festeiros, mas os palhaços na deixavam eles se aproximar.

Aquilo era folia de reis...

Hoje eu não vejo mais foliões de reis em cascavel é uma pena.

Veja um pouquinho mais sobre folias de reis:

No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo.

Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos.

Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.

O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.

Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.

Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino.

A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.

Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.

Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.

Uma tradição bem diferente da nossa acontece na Espanha, onde as crianças deixam sapatos nas janelas, cheios de capim ou ervas, a fim de alimentar os camelos dos Reis Magos. Contam as lendas que em troca, os reis magos deixam doces e guloseimas para as crianças.

Em alguns países fazem a comemoração repartindo o Bolo Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte.

Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a tradição de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 06 de janeiro, dia de reis.

O dia de reis é tão importante na Europa que se tornou feriado em todo o continente.

Por Tico ator e diretor e Jussara de Barros Graduada em Pedagogia Equipe Brasil Escola

fonte:http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-de-reis.htm