terça-feira, 15 de maio de 2012

Adaptação premiada de Dostoievski será encenada em Toledo

Neste sábado (19), às 20h30, a Comunidade Ágape será o palco da peça Memórias do Subterrâneo, uma adaptação do conto de Fiódor Dostoievski. Sob direção e encenação de Emerson Rechenberg, o monólogo se passa no século 19 e conta a história de um homem que, ao pedir demissão, se isola do mundo e das pessoas que o cercam, questionando a própria existência e crenças a partir de suas memórias.

A peça desde a estreia, em 2005, vem sendo trabalhada em diversos aspectos: adaptação do conto, ensaios e construção da cenografia. O cenário recria um porão, local onde o personagem da peça habita há alguns anos. Emerson considera a adaptação do conto de Dostoievski a mais completa que já fez em sua carreira. Levou oito meses testando frase por frase, e todo esse trabalho lhe rendeu o Prêmio Gralha Azul de 2005, como melhor ator. 


Memórias do Subterrâneo segue em cartaz, totalizando mais de 300 apresentações, com um público superior a 10 mil espectadores. Em julho Emerson volta à Toledo dirigindo a peça “Estilhaços”, pelo Grupo Put’s de Teatro, com apresentação no mesmo palco. A produção do Memórias do Subterrâneo é da Casa de Artes Helena Kolody, tendo produção local do Grupo Put’s de Teatro. A Comunidade Ágape fica na Avenida Parigot de Souza, 1940, no antigo Porão Bar.

Serão apenas 50 lugares e os ingressos podem ser adquiridos na Casa da Cultura, custando R$ 10,00 na bilheteria e R$ 5,00 antecipados, para estudantes, professores da rede estadual e maiores de 60 anos. Mais informações, falar com Aline Fernandes pelo telefone (45) 9924-1914.