segunda-feira, 14 de maio de 2012

Respeitável público: PALHAÇO ou CLOWN?

Se hoje tem marmelada e goiabada, sim senhor, então o Palhaço é ladrão de mulher... e o Clown... bem, ai eu não sei. Alguns dizem que Palhaço é a simples tradução de Clown. Vendo por esse ângulo, é tudo a mesma coisa. Outros dizem que tem toda uma nomenclatura que diferencia, histórias de surgimentos diferentes, vestimentas, maquiagens e até de criação de personagem.


Existem vários autores que já escreveram sobre isso, defendendo cada um sua teoria. Baseado em dois textos que retirei do santo google de cada dia, convido você, caro internauta do mundo humano, para vermos algumas dessas propostas. Um texto veio do Blog Palhaço Teatro Evangelhismo, de autoria de André Bizarão. Para explicar a semelhança peguei um texto retirado do site Bem Paraná.  


Essa confusão de que não são iguais começou há uns 20 anos. Os que acreditam na diferença relatam que o palhaço geralmente é mais colorido, com mais detalhes e mais chamativo. Na aparência, o Clown seria mais contido, como, por exemplo a maquiagem simples branca, com o nariz vermelho.

Risologistas, Doutores do Riso

Outra diferença está na criação dos personagens. O Palhaço está submetido a técnicas do riso para fazer o público fugir da chatice cotidiana. Além disso "o palhaço deixa de existir quando o ator se descaracteriza, tirando a roupa e a máscara". Com o Clown o ator "é submetido a uma preparação de auto-aceitação, onde deve brigar contra seu ego, contra a necessidade de aprovação que a sua educação lhe impôs". E mais, "esse trabalho de clown não acaba quando ele retira sua mascara vermelha [o nariz] e sua maquiagem, ela prevalece em sua vida.


Todos condordam que, por essência, os dois são seres cômicos e ridículos. Hugo Possolo, um dos palhaços fundadores do grupo Parlapatões, opta por aquela idéia de uma palavra ser apenas a tradução da outra. "Só que algumas pessoas no Brasil começaram a chamá-los assim, em inglês, para ficar mais chique", afirma Possolo. Até porque, com todo respeito, sabemos que Palhaço é sim usada de maneira injusta, muitas vezes em um sentido pejorativo.


Aqui vale colocar sobre os tipos de palhaços no circo clássico, que talvez sejam seja uma das origens dessa discussão: o branco e o augusto. Meu colega das profundezas Tico entende mais sobre esse assunto, mas, em síntese, "o Palhaço augusto é o do sapato grande e roupa espalhafatosa", ingênuo e puro como uma criança, e o "Palhaço branco (ou clown) é aquele tipo com rosto branco e que se veste de um jeito mais discreto", é metido a inteligente e está sempre pronto pra sacanear o augusto. "Um não vive sem o outro. Os dois se completam, e só assim a palhaçada tem graça."


Cabe a você agora decidir se são iguais ou diferentes. Aproveite para discutir esse assunto no + Teatro do Sesc, que começa na sexta (18), já que o tema desse ano é a linguagem Clown. Eu, particularmente, acho que é tudo a mesma coisa. E digo mais, parabéns aos Palhaços de festas, teatro e circo por levarem alegria, aos Palhaços de hospitais por levarem conforto e aos Palhaços de rodeios por salvarem vidas. Todos tem o meu sincero respeito e admiração. Abraço aos meus amigos Palhaços e aos meus amigos Clowns também, para não ficarem com ciúmes.


Obs: Eu ainda quero aprender a fazer malabarismo!!!