sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Madrigal Vocale




1ª Etapa - Projeto Música de Câmara - Sesc
Madrigal Vocale
Data:  22 de Agosto (segunda-feira)
Horário:  14h30 (concerto didático para escolas agendadas)
                 20h00 (concerto aberto ao público em geral)
Local: Auditório do Senac (Rua Recife, 2283)
* PARTICIPAÇÃO GRATUITA
* RETIRAR CONVITES ANTECIPADAMENTE NO SESC (Rua Carlos de Carvalho, 3367)*
*Mais informações - 45 3225-3828.


O Projeto Música de Câmara, realizado pelo Sistema Fecomércio Sesc Paraná, apresenta uma série de concertos que buscam agregar conhecimento e valorização da cultura musical brasileira. A música do Brasil, rica e diversificada quanto a estilos, gêneros, ritmos e formas, precisa ser ouvida e conhecida em seu contexto, bem como os seus compositores. Comprometido com a temática de apresentar, exclusivamente, obras de compositores brasileiros, o desenvolvimento do Projeto Música de Câmara prevê dois momentos de integração com a comunidade. Além dos concertos proporcionados ao público em geral, que estreita a relação entre desenvolvimento musical e desenvolvimento intelectual, são realizados concertos didáticos para escolas agendadas, aproximando a música brasileira das crianças e adolescentes. A somatória desses dois momentos contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc com vistas à formação de platéia. Vale ainda ressaltar que a opção de desenvolvimento de um projeto musical camerístico, visa o incentivo de novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, pois as apresentações acontecem em caráter intimista, essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Madrigal Vocale

O Madrigal Vocale, conjunto vocal fundado pelo padre José Penalva em 1982 e atualmente regido pelo maestro Bruno Spadoni, tem ênfase no canto a cappela , apresentando-se também junto a instrumentistas, grupos vocais e orquestrais, em diversas capitais e centros culturais do país. O grupo cultiva todos os gêneros de música camerística, desde a Idade Média até a Contemporânea. É formado por:

Regente: Bruno Spadoni
Sopranos: Cristiane Alexandre / Sara Atiyeh Vianna /Virgínia Pimentel/Renata Gorosito
Contraltos: Ana Maria Mello / Elaine Odia / Lia   Souza
Tenores: Nilceu Nazareno / Paulo Costa / Wander Nascimento
Baixos: Ahilto Fontoura / Hudson Viana/ Djonatan Ledur

Autores e Ideias





Autores e Ideias

Ciclo de debates
Escritoras convidadas: Adriana Lunardi e Cintia Moscovich
Data: 18 de Agosto
Horário: 20h00
Local: Auditório do Senac (Rua Recife, 2283)

*Participação Gratuita*
*Retirar convites antecipadamente no Sesc (Rua Carlos de Carvalho, 3367)*

O ciclo literário Autores & Ideias , do Sesc PR, chega à sua segunda edição com novidades. Diferentemente dos encontros realizados em 2010, em que os autores convidados discutiram as relações entre a literatura e o ciberespaço, em 2011 o universo temático das mesas redondas foi ampliado: a cada mês, dois autores debatem um tema diferente, pelo viés da literatura. O ciclo percorrerá dez cidades do Estado, o dobro do ano passado.
Os encontros são realizados mensalmente. Em agosto, é a vez de Cintia Moscovich e Adriana Lunardi refletirem sobre o papel das escritoras brasileiras na mesa “Vozes femininas. Quem são as escritoras brasileiras mais interessantes do momento? Que temáticas perpassam sua literatura? É mesmo fundamental buscar uma voz e um olhar especificamente femininos na obra destas autoras?
Com curadoria da jornalista Mariana Sanchez e realização do Sesc PR, o Autores & Ideias trará diferentes vozes da literatura brasileira atual para mais perto dos leitores em 2011. Além das mesas redondas, haverá ainda oficinas e workshops relacionados aos temas do evento. As atividades são gratuitas e acontecem nas unidades do Sesc em Curitiba (Paço da Liberdade), Londrina, Maringá, Pato Branco, Cascavel, Paranaguá, Francisco Beltrão, Ponta Grossa, Paranavaí e Umuarama.

Breve Biografia das escritoras
  • Cíntia Moscovich
Nascida em Porto Alegre em 1958, é escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária. Recebeu o primeiro lugar do Concurso de Contos Guimarães Rosa, instituído pelo Departamento de Línguas Ibéricas da Radio France Internationale, de Paris. É autora dos livros de contos ―Reino das Cebolas, ―Anotações durante o incêndio e ―Arquitetura do arco-íris (que venceu os prêmios Portugal Telecom e Jabuti de 2005), além do romance ―Por que sou gorda, mamãe. Seus trabalhos foram publicados em diversas antologias, como ―Geração 90: manuscritos de computador, ―Ficções Fraternas e ― 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira .

·          Adriana Lunardi
Catarinense, é roteirista de TV e escritora. Sua estréia na literatura aconteceu em 1996 com ―As meninas da Torre Helsinque, que recebeu os prêmios Fumproarte e troféu Açorianos nas categorias Melhor livro de contos e Autor estreante. Em seu livro de contos ―Vésperas, a autora remonta o momento anterior à morte de nove escritoras fundamentais, como Virgínia Woolf, Clarice Lispector e Ana Cristina César. A obra, publicada posteriormente na França, Argentina, Portugal e Croácia, recebeu a bolsa para escritores da Fundação Biblioteca Nacional e foi indicada ao prêmio Jabuti. ―Corpo estranho, seu primeiro romance, foi finalista do prêmio Zaffari/Bourbon e está sendo traduzido para o francês.
Oficina de Criação de Histórias Coletivas

Ministrante: Claudiana Soerensen
Data: 20 de Agosto – sábado
Horário: Das 14h às 18h
Local: Sesc Cascavel – Rua Carlos de Carvalho, 3367. Centro.
*Participação Gratuita
*Vagas limitadas
*Inscrições pelo fone (45) 3225-3828.

Sonora




2ª Etapa do Projeto Sonora Brasil - Sesc
Data: 16 de Agosto (terça-feira)
Horário: 20h00
Local: Centro Cultural Gilberto Mayer (Rua Duque de Caxias, 379. Centro).
PARTICIPAÇÃO GRATUITA
RETIRAR CONVITES ANTECIPADAMENTE NO SESC (Rua Carlos de Carvalho, 3367)*
*Mais informações - 45 3225-3828.
Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais  é um projeto temático que tem como objetivo realizar programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. 

Sotaques do Fole  apresenta o acordeão em suas variantes regionais ligadas à tradição oral, trazendo a gaita-ponto , com o músico Gilberto Monteiro (RS), a sanfona de oito baixos , com o músico Truvinca (PE), e o acordeão de 120 baixos , com Dino Rocha (MS). Fazendo um contraponto com a tradição oral, o projeto traz o duo de acordeões Ferragutti/Kramer, que apresenta composições modernas e contemporâneas relacionadas à música de concerto e a outras formas ligadas à vertente acadêmica.
Truvinca e Grupo
A sanfona de oito baixos é um dos instrumentos mais identificados com a cultura nordestina, onde também é conhecida, dentre outros nomes, como pé-de-bode. O instrumento está diretamente relacionado à tradição oral. Heleno Pereira dos Santos, o Truvinca, é um desses grandes mestres que compreende a importância da preservação e difusão do repertório tradicional tão representativo do desenvolvimento da música nordestina e ainda pouco conhecido. Sua técnica apurada e domínio pleno do repertório empenham-se em manter um estilo interpretativo, fiel às formas originais. Truvinca viveu duas décadas no Rio de Janeiro, trabalhando durante o dia em empregos formais e dedicando suas noites ao ofício de sanfoneiro. Ele se apresenta no Sonora Brasil acompanhado de Alex da Zabumba e Paulinho do triângulo, na formação típica do conjunto chamado “regional”.