quarta-feira, 18 de julho de 2012

Frances Farmer - God Dies


A Ninguém nunca chegou para mim e disse "Você é uma tola. Não existe tal coisa de Deus. Alguém tem te logrado.".
O Não foi assassinato. Eu penso que Deus apenas morreu de idade. E, quando eu percebi que ele não estava mais lá, não me chocou. Me pareceu natural e certo.
A Talvez seja porque eu nunca fui propriamente impressionada pela religião. Eu ia para a escola dominical e gostava das histórias sobre Cristo e a estrela dele. Eram bonitas. Elas te confortavam e te faziam feliz de pensar sobre. Mas eu não acreditava nelas.
O O professor da escola de domingo falava muito parecido com o professor da escola que nos contava sobre histórias de George Washington. Prazerosas, bonitinhas, A mas não verdade.
A Religião era muito vaga. Deus era diferente. Ele era algo real, algo que eu podia sentir. Mas apenas em algumas ocasiões. Eu costumava me deitar entre mornos, limpos lençóis a noite depois do banho, depois de lavar meu cabelo, esfregar meus dedos e passar fio dental. Daí eu podia deitar quieta e parada na escuridão com meu rosto para a janela, com as arvores dentro, e falar com Deus. "Eu estou limpa, agora. Nunca estive tão limpa. Nunca estarei."
O E, de alguma maneira, era Deus. Eu não tinha certeza que era... Apenas algo confortável e escuro e limpo. Não era religião também. Tinha algo muito físico naquilo.
A Eu não podia ter a mesma sensação durante o dia, com minhas mãos em água suja de louça e com o sol alto mostrando a sujeira dos telhados.
O Depois de um tempo, mesmo a noite, aquela sensação de Deus não durou. Eu comecei a pensar sobre o pastor quando dizia "Deus, o pai, vê até a queda da menor pássaro. Ele olha por todos os seus filhos". Isso me intrigou. Mas eu tinha certeza de uma coisa.
A Se Deus era um pai, com filhos, aquela limpeza que eu sentia não era Deus. Então a noite, quando ia para cama, eu pensava, "Estou limpa. Estou com sono." Então eu adormecia. Não me impediu de aproveitar a limpeza em nada. Eu apenas sabia que deus não estava lá.
O Ela era um homem em um trono no céu, portanto, fácil de esquecer.
A As vezes eu encontrava uma utilidade para ele; especialmente quando eu perdia alguma coisa importante. Depois de revirar a casa, com pânico e afobada pela procura, eu podia parar no meio da sala e fechar os olhos. "Por favor deus, deixe que eu encontre meu chapéu vermelho de bordas azuis. Geralmente funcionava. deus se tornou o super-pai que não podia me bater. Mas se eu quisesse muito algo, ele arranjava. Isso me satisfez até que eu comecei a perceber que se deus amava todas as suas crianças igualmente, por que ele se importava com meu chapéu e deixava outros perderem seus pais e mães O tantas vezes?
O Eu comecei a perceber que ele não tinha muito a ver com chapéus nem com pessoas morrendo nem nada. Essas coisas aconteciam querendo ele ou não, ele ficava no céu fingindo não notar.
A Eu me perguntei um pouco por que Deus era tão inútil. Parecia uma perda de tempo ter ele. Ele se tornou menos e menos, O até ele ser... "nothingness". A Eu me senti bastante orgulhosa em perceber que eu tinha encontrado a verdade por mim mesma, sem ajuda dos outros.
O Era um mistério para mim a razão dos outros não terem descoberto também. Deus foi.
A Nós éramos mais jovens. Nós havíamos podado ele.
O Por que eles não podiam ver?
Para mim, ainda é um mistério.

A diabinha @Laraferr >