PALCO GIRATÓRIO NO SESC CASCAVEL
Espetáculo O Dragão – Cia AMOK Teatro – RJ
Data: 26 de junho – domingo
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Gilberto Mayer (Rua Duque de Caxias, 379).
*PARTICIPAÇÃO GRATUITA.
*Retirar convites antecipadamente no Sesc (Rua Carlos de Carvalho, 3367). Convites disponíveis a partir de 20/06.
Sobre o Espetáculo O Dragão
O Dragão é uma criação sobre o tema da guerra, a partir de fatos e depoimentos reais de um trágico conflito travado no coração do Oriente Médio. Através do olhar de quatro personagens - dois palestinos e dois israelenses – o Amok Teatro pretende abordar a intimidade da dor infligida pela guerra quebrando a visão distanciada da mídia e da análise dos especialistas que apresentam os fatos, para fazer surgir personagens e testemunhos de destinos confiscados pelo horror. É um espetáculo sobre o diálogo, a paz e a possibilidade de encontrar atrás da crueldade e da violência uma real humanidade. O Dragão estreou em 2008 e foi selecionado entre os dez melhores espetáculos do ano pelo jornal carioca O Globo.
Sobre o Grupo Amok Teatro
Em 1998, a brasileira Ana Teixeira e o francês Stephane Brodt fundam no Brasil a Cia Amok Teatro. Durante seus 12 anos, as criações do grupo tiveram um grande reconhecimento da crítica e do público e receberam inúmeros prêmios e indicações: Cartas de Rodez,1998: prêmio Shell de melhor ator e melhor direção; Mambembe de melhor espetáculo e indicação pela direção. O Carrasco, 2001: prêmio Governo do Estado do RJ de melhor espetáculo; indicação ao Shell pela maquiagem e figurino. Macbeth, 2004: indicação ao Shell de figurino e ao BR de Qualidade de melhor ator; selecionado pelo O Globo entre os melhores espetáculos do ano. Savina, 2006: indicação ao Shell pelo figurino. O Dragão, 2008: indicação ao Quem de melhor ator e melhor atriz e eleito pelo O Globo entre as melhores peças do ano. Kabul, 2009: prêmio APTR pela música.Em 2003, o grupo inaugura a sua sede no Rio de Janeiro, a Casa do Amok, um laboratório de investigação cênica, onde treinamento, criação e reflexão são indissociáveis.
Sobre o projeto Palco Giratório
O Palco Giratório é o maior projeto de circulação em artes cênicas do país, possui a chancela do Ministério da Cultura, por se tratar de uma ação de grande relevância que contribui de forma significativa para o desenvolvimento artístico-cultural do país. As ações do projeto tiveram início em 1998, com o ideal de aproximar o teatro de todos. O projeto visa difundir experiências de grupos e artistas cênicos, estabelecendo referências de métodos, experimentações, investigações de linguagens e ainda facilitar o acesso de platéias distintas. Um dos pontos fortes do projeto é seu alcance, pois chega a localidades onde praticamente não há cenário cultural, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento artístico dessas comunidades, com ações de apresentações artísticas, bate-papo e oficinas.