quinta-feira, 17 de maio de 2012

Capítulo 1: "A Banca, para nossa alegria!"

Pode-se dizer que a classe artística está sim animada. A equipe do Sated/PR (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado do Paraná) virá esse fim de semana pra cá, com a finalidade de realizar a primeira parte da banca de Atores. Esse sindicato é o responsável por dar o registro profissional reconhecido pela DRT (Delegacia Regional do Trabalho), tão sonhado por alguns e considerado tão inútil por outros.


Dêem uma espiadinha na matéria completa no site da prefeitura de Cascavel. Se você está com preguiça de ler, vou resumir: nessa sexta (18) e sábado (19) o presidente do sindicato, Christo Dikoff irá avaliar o currículo de cada um, dar um ultimato de quem está ou não está habilitado para participar do teste, explicar como vai ser a avaliação e, claro, receber a grana. A banca, banca mesmo só será um junho.


É uma raridade a banca chegar aqui e os artistas sabem disso. Aqui no Paraná esse teste é feito, em geral, somente em Curitiba e uma vez ao ano. Pelo que eu sei, lá o candidato tem que fazer um curso de uma semana que eles dão, pagar esse curso, mais a banca e, no nosso caso, pagar hospedagem do tempo que ficar em na cidade.


Agora... vindo das trevas como venho, devo destilar a minha dose de veneno. 

- Só terá 25 vagas (ok). 

- Precisa de, no mínimo, três espetáculos diferentes, em três anos (mais ou menos). 

- As 25 primeiras pessoas que se inscreverem é que farão a banca (Definitivamente, não). 


Vou explicar pra vocês... mas não hoje. Muuahahahaha (risada diabólica)... Acompanhe amanhã o próximo capítulo de: “A Banca, para nossa alegria!”

terça-feira, 15 de maio de 2012

Adaptação premiada de Dostoievski será encenada em Toledo

Neste sábado (19), às 20h30, a Comunidade Ágape será o palco da peça Memórias do Subterrâneo, uma adaptação do conto de Fiódor Dostoievski. Sob direção e encenação de Emerson Rechenberg, o monólogo se passa no século 19 e conta a história de um homem que, ao pedir demissão, se isola do mundo e das pessoas que o cercam, questionando a própria existência e crenças a partir de suas memórias.

A peça desde a estreia, em 2005, vem sendo trabalhada em diversos aspectos: adaptação do conto, ensaios e construção da cenografia. O cenário recria um porão, local onde o personagem da peça habita há alguns anos. Emerson considera a adaptação do conto de Dostoievski a mais completa que já fez em sua carreira. Levou oito meses testando frase por frase, e todo esse trabalho lhe rendeu o Prêmio Gralha Azul de 2005, como melhor ator. 


Memórias do Subterrâneo segue em cartaz, totalizando mais de 300 apresentações, com um público superior a 10 mil espectadores. Em julho Emerson volta à Toledo dirigindo a peça “Estilhaços”, pelo Grupo Put’s de Teatro, com apresentação no mesmo palco. A produção do Memórias do Subterrâneo é da Casa de Artes Helena Kolody, tendo produção local do Grupo Put’s de Teatro. A Comunidade Ágape fica na Avenida Parigot de Souza, 1940, no antigo Porão Bar.

Serão apenas 50 lugares e os ingressos podem ser adquiridos na Casa da Cultura, custando R$ 10,00 na bilheteria e R$ 5,00 antecipados, para estudantes, professores da rede estadual e maiores de 60 anos. Mais informações, falar com Aline Fernandes pelo telefone (45) 9924-1914.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Respeitável público: PALHAÇO ou CLOWN?

Se hoje tem marmelada e goiabada, sim senhor, então o Palhaço é ladrão de mulher... e o Clown... bem, ai eu não sei. Alguns dizem que Palhaço é a simples tradução de Clown. Vendo por esse ângulo, é tudo a mesma coisa. Outros dizem que tem toda uma nomenclatura que diferencia, histórias de surgimentos diferentes, vestimentas, maquiagens e até de criação de personagem.


Existem vários autores que já escreveram sobre isso, defendendo cada um sua teoria. Baseado em dois textos que retirei do santo google de cada dia, convido você, caro internauta do mundo humano, para vermos algumas dessas propostas. Um texto veio do Blog Palhaço Teatro Evangelhismo, de autoria de André Bizarão. Para explicar a semelhança peguei um texto retirado do site Bem Paraná.  


Essa confusão de que não são iguais começou há uns 20 anos. Os que acreditam na diferença relatam que o palhaço geralmente é mais colorido, com mais detalhes e mais chamativo. Na aparência, o Clown seria mais contido, como, por exemplo a maquiagem simples branca, com o nariz vermelho.

Risologistas, Doutores do Riso

Outra diferença está na criação dos personagens. O Palhaço está submetido a técnicas do riso para fazer o público fugir da chatice cotidiana. Além disso "o palhaço deixa de existir quando o ator se descaracteriza, tirando a roupa e a máscara". Com o Clown o ator "é submetido a uma preparação de auto-aceitação, onde deve brigar contra seu ego, contra a necessidade de aprovação que a sua educação lhe impôs". E mais, "esse trabalho de clown não acaba quando ele retira sua mascara vermelha [o nariz] e sua maquiagem, ela prevalece em sua vida.


Todos condordam que, por essência, os dois são seres cômicos e ridículos. Hugo Possolo, um dos palhaços fundadores do grupo Parlapatões, opta por aquela idéia de uma palavra ser apenas a tradução da outra. "Só que algumas pessoas no Brasil começaram a chamá-los assim, em inglês, para ficar mais chique", afirma Possolo. Até porque, com todo respeito, sabemos que Palhaço é sim usada de maneira injusta, muitas vezes em um sentido pejorativo.


Aqui vale colocar sobre os tipos de palhaços no circo clássico, que talvez sejam seja uma das origens dessa discussão: o branco e o augusto. Meu colega das profundezas Tico entende mais sobre esse assunto, mas, em síntese, "o Palhaço augusto é o do sapato grande e roupa espalhafatosa", ingênuo e puro como uma criança, e o "Palhaço branco (ou clown) é aquele tipo com rosto branco e que se veste de um jeito mais discreto", é metido a inteligente e está sempre pronto pra sacanear o augusto. "Um não vive sem o outro. Os dois se completam, e só assim a palhaçada tem graça."


Cabe a você agora decidir se são iguais ou diferentes. Aproveite para discutir esse assunto no + Teatro do Sesc, que começa na sexta (18), já que o tema desse ano é a linguagem Clown. Eu, particularmente, acho que é tudo a mesma coisa. E digo mais, parabéns aos Palhaços de festas, teatro e circo por levarem alegria, aos Palhaços de hospitais por levarem conforto e aos Palhaços de rodeios por salvarem vidas. Todos tem o meu sincero respeito e admiração. Abraço aos meus amigos Palhaços e aos meus amigos Clowns também, para não ficarem com ciúmes.


Obs: Eu ainda quero aprender a fazer malabarismo!!!

 



sexta-feira, 11 de maio de 2012

Osamu Tezuka: o Walt Disney japonês

Bora falar um pouco de cultura otaku! Vocês já repararam nos mangás, as histórias em quadrinhos japonesas? Aqueles gibis que são lidos “de trás pra frente”, que os personagens tem olhos gigantescos e brilhantes? Pois é, não nos perguntamos como que essa arte surgiu e se tornou, de certa forma, tão distinta com a de outros países. Mas sua origem, nesse formato tão famoso mundialmente, se deve a um homem.

 

Ele era mangaká, animador, produtor e médico, apesar de nunca ter exercido a profissão. Osamu Tezuka nasceu em Ōsaka, no Japão, no ano de 1928, e faleceu de câncer, em 1989. Revolucionou os quadrinhos japoneses tanto em traço quanto em conteúdo. Nem a vivência durante a Segunda Guerra Mundial conseguiu fazer este homem parar de desenhar e criar histórias. O que vemos hoje nos mangás e animes é resultado de 61 anos de pura influência americana.

 

Tudo começou com um lar-doce-lar atípico, liberal e moderno (lembrem-se que estamos falando sobre da cultura japonesa, que é uma das mais rígidas e tradicionalistas que existem). Sessões de cinema com filmes americanos estilo “Charlie Chaplin” eram costumes de sua família. Os quadrinhos entraram na vida de Tezuka quando ainda ele nem sabia ler: sua mãe lia para ele, até que conseguisse guiar una leitura sozinho. Os presentes que ele ganhava do pai eram HQs e desenhos animados da Disney. Sua mãe participava de um grupo de teatro takarazuka (teatro feito só com mulheres) e, ao levar o filho como público, também colaborava com a revolução nos desenhos japoneses que viria pouco tempo depois.


Naquela época o mangá já existia no Japão, mas foi Tezuka que deu uma nova cara para o estilo. Mas afinal, o que não existia na época pra ele ter trazido para o Japão e ter se tornado o “fodão” dos desenhos? A lista é grande:


·         Efeito sonoro nas animações (semelhantes os da Disney);

·         Exposição de uma cena com movimento de câmera (na época se utilizava, em mangás, desenhos de corpo inteiro dos personagens, com eles sempre de frente, e não havia muita perspectiva e ângulos variados, como atualmente);

·         Linhas de movimento;

·         Distorções de velocidade;

·         Colunas verticais na disposição dos quadros, como se fossem cenas sequenciais recortados de um rolo de filme de cinema;

·         Tezuka tirou alguns mangás das revistas e transformou em livros;

·         As gotas de suor e as expressões marcantes também surgiram com ele, tendo como referencial o teatro de sua mãe;

·         Por falar nisso, foi também daí que vieram os tão enfatizados olhos grandes e brilhantes: grandes, pois no teatro takarazuka os olhos eram delineados, e as luzes dos palcos iluminavam os olhos das atrizes, criando um efeito que, pelo jeito, encantou Tezuka.


Quanta mudança, não é? Merece ou não merece os títulos de “deus do mangá”, “pai do anime” e de “Walt Disney japonês”? Ah! Ele também é o criador do estilo shōjo, os mangás e animes feitos para o público feminino. O começo dessa moda foi quando ele publicou A Princesa e o Cavaleiro, em 1953.


Finalizando (apesar que daria para falar mais um monte sobre ele): em uma época em que todos acreditavam que os mangás só serviam ao público infantil, Osamu Tezuka queria (e pelo jeito conseguiu) mostrar a importância dos quadrinhos pelo Japão, para todos os públicos. Além de ser o “Jackie Chan” envelhecido, ele foi um cara talentoso e persistente, que teve as influências certas, na hora certa, e utilizou isso da maneira certa. Todos que se dizem otakus devem conhecer o mínimo da história dele... e de mais alguns nomes que criaram o mangá e o anime... nomes aos quais eu não lembro no momento...

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dê cultura pra sua mãe!

Assessoria do Município de Toledo

Se sua mãe é gaúcha, daquelas puxadas pro lado italiano da força, está ai o seu presente de dia das mães! Faça como eu e leve ela para assitir ao show do Délcio Tavares nesse sábado (12), no Teatro Municipal de Toledo.

 

O cara é um mestre em ritmos tradicionalistas e italianos, com o detalhe de brincar no palco com a misturar desses estilos, e o resultado é maravilhoso! Ele sai da tarantela, parte pro fandango e emenda um romantismo engravato da Itália na maior naturalidade, como se a querência amada tivesse que mostrar todo o seu potencial num show só.

 

Se ainda não conhece o trabalho dele e ficou curiso, dá uma olhadinha no blog do Demônios da Cultura Vídeos. E aproveitem que o show é de graça, tudo bancado pelo Secretaria da Cultura de Toledo. Eu recomendo porque tenho domínio do assunto: minha mãe falou que é bom, então deve ser, rsrs.

 

 

12/05 - sábado – 20h

SHOW EM HOMENAGEM AS MÃES COM DÉLCIO TAVARES

Local: Teatro Municipal de Toledo

Realização: Secretaria da Cultura

Ingressos: Entrada Franca (retirar ingressos na Casa da Cultura e Teatro Municipal)

Informações: (45) 3055 8713 / 3055 8742

terça-feira, 8 de maio de 2012

Segura no firme no puta merda que eu to chegando

Tadaima! To na área, povo... a nova diabinha saiu quentinha do forno, direto das profundezas ardentes do mármore do inferno (como diria o Tio Ali).

Breve currículo: Meu nome é Aline Fernandes, também conhecida por ai como PeitchOlA. Sou de Toledo, tenho 22 anos, faço parte do Grupo Put's de Teatro e da Cia de Dança de Toledo (mesmo sem entender merda nenhuma dança). Sou diretora no Grupo de Teatro Perdidos no Palco e na Cia Fasul de Teatro. Fui reprovada em todos os testes de sofá que eu fiz na Rede Globo. Sou jornalista por formação, atriz por determinação, otaku por corção... e professora de teatro por mitidez, mesmo. Mistura tudo isso num caldeirão e sai essa coisa estranha da foto ai do lado.

FanPage do Grupo Put's de Teatro

A parte jornalista deixa pra lá. Um mero detalhe que nem me faz mais ter direito a cela especial. (Sentirei saudade do buteco na frente da faculdade). E se verem alguma gafe de português, não me bombardeiem: "uma jornalista não devia ter erros assim". Vou contar um segredo: É erro de digitação, culpa do word, sempre.

Metade da minha vida está no teatro, a outra metade eu não lembro muito bem. Aliás, faço tanto teatro que às vezes nem sei se estou atuando ou falando sério. Não estou em um nível complexo ou shakespeariano, mas sei que quero gastar o resto da minha vida tentando ser e conhecer o que eu puder da arte teatral.

Tenho o corpo no Brasil e a alma do outro lado do mundo, lá onde o sol nasce primeiro e todo mundo enxerga ele com os olhinhos puxados dizendo 'ohayo'. Não sei ao certo porque eu gosto tanto da cultura japonesa. Algumas religiões diriam que é coisa de vidas passadas.

Deu pra notar que vou postar muito coisa de teatro e do mundo otaku por aqui? Se você não curtir, azar, vou postar do mesmo jeito, MuuahaAUAHAHAUAhahaha... E que exagero, senhor Tico, não sou tão diabólica assim... eu acho. Agora chega de mim, que isso não é um blog pessoal.

A NOVA DIABINHA

Respeitáveeeel... publicoooo.
Agora pra vocês. O blog demônios da cultura tem mais 1 colaboradora. A quarta pessoas que vai incomodar a arte tradicional e trazer cultura de qualidade para vocês. Agora para vocês nossa diabinha:
Aline
Ela que estarão trazendo conteúdo novo pra vocês, 
Nova colaboradora dos demônios da cultura. Não se engane ela tem apenas cara de santa.


diabinha


Ela vai incomodar você.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

+(MAIS) TEATRO 2° EDIÇÃO


             MAISTEATRO – ENCONTRO E DIFUSÃO DAS ARTES CÊNICAS - II Edição



de 18 a 26 de Maio





O projeto MAISTEATRO nasceu da necessidade em estimular o encontro e intercâmbio entre grupos, artistas, estudantes, técnicos e pesquisadores do teatro. Percebemos que há, em nossa região, uma enorme necessidade em ampliar o acesso a bens culturais que fazem parte dos circuitos nacionais e regionais e tornam-se referência em pesquisa e produção teatral, aproximando estas novas linguagens de nossa comunidade. A partir desta premissa, e buscando fortalecer e fomentar o espaço de investigação teórico-prática em diversas vertentes do conhecimento do teatro, o Sesc Cascavel estará promovendo a 2ª edição do Projeto MAISTEATRO – em que teremos 10 dias inteiramente dedicados ao estudo, apreciação e aprofundamento desta linguagem artística. Através de uma programação composta por Oficinas, Demonstrações de trabalho, Espetáculos, Mesas-Redondas e Bate-papos, os artistas, estudantes, pesquisadores e participantes em geral terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a arte teatral e desenvolver novas habilidades para sua atuação profissional. A partir deste ano o projeto tem uma inovação: trabalhará a partir de temáticas, que serão o fio condutor de toda a programação. Deste modo, em 2012 teremos como tema central a linguagem do Clown/Palhaço, que será explorada e desenvolvida pelos grupos participantes do projeto. Além disso, este será um momento de fruição e apreciação de variadas estéticas e pensamentos, um momento de valorização desta linguagem artística tão singular, e, sobretudo de celebração ao Teatro.





 PROGRAMAÇÃO 

18/05 (Sexta-feira) 

Abertura do Evento 
Espetáculo "Cotidiani Clown" 
Grupo Meu Clown (Maringá - Pr). 
20h30 - Centro Cultural Gilberto Mayer. 

19/05 (Sábado) 

Oficina "Introdução ao Clown como Linguagem Teatral" 
Grupo Meu Clown - (Maringá - Pr). 
Das 08h às 12h e das 14h às 18h - Sesc Cascavel. 

Mostra de Grupos Locais 
Esquetes Cômicas 
20h30 - Centro Cultural Gilberto Mayer. 

20/05 (Domingo) 

Bate-Papo Clownesco 
com Marcelo Colavitto - Grupo Meu Clown (Maringá - Pr). 
14h30 - Sesc Cascavel. 

CineSesc 
Mostra "O Teatro Segundo Antunes Filho", com debate técnico após as exibições. 
As Origens de um Artista (Brasil, 2002, 53 min  Direção: Amílcar Claro) 
A Década das Transgressões (Brasil, 2002, 53 min  Direção: Amílcar Claro) 
17h00 - Sesc Cascavel. 

21/05 (Segunda-feira) 

MaisTeatro nas Escolas 
Espetáculo Clownssicos 
Grupo Sério (Cascavel - Pr). 
09h00 e 14h00 - Escolas agendadas. 

CineSesc 
Mostra "O Teatro Segundo Antunes Filho", com debate técnico após as exibições. 
Desafios de um tempo Duro (Brasil, 2002, 52 min  Direção: Amílcar Claro) 
Mestres e Discípulos (Brasil, 2002, 54 min Direção: Amílcar Claro) 
19h30 - Sesc Cascavel.


22/05 (Terça-feira) 

Oficina "Jogos do Riso" 
com Rafael de Barros (Londrina - Pr). 
Das 09h às 12h e das 14h às 17h - Sesc Cascavel. 

CineSesc 
Mostra "O Teatro Segundo Antunes Filho", com debate técnico após as exibições. 
A Poética do Mal  (Brasil, 2002, 52 min  Direção: Amílcar Claro) 
O Método  (Brasil, 2002, 53 min  Direção: Amílcar Claro) 
19h30 - Sesc Cascavel 

23/05 (Quarta-feira) 

Oficina "Jogos do Riso" 
com Rafael de Barros (Londrina - Pr). 
Das 09h às 12h e das 14h às 17h - Sesc Cascavel. 

Espetáculo "El General - O Espetáculo Mais Incrível do Mundo" 
Rafael de Barros (Londrina - Pr). 
19h30 - Praça Wilson Jofre. 

24/05 (Quinta-feira) 

Oficina "Manipulações" 
Grupo Seres de Luz Teatro (Campinas - Sp). 
Das 14h às 18h - Sesc Cascavel.



Bate-papo Clownesco

com Grupo Seres de Luz Teatro (Campinas – Sp).

19h30 – Sesc Cascavel. 

25/05 (Sexta-feira) 

Oficina "Manipulações" 
Grupo Seres de Luz Teatro (Campinas - Sp). 
Das 08h às 12h - Sesc Cascavel. 

MaisTeatro nas Escolas 
Espetáculo Clownssicos 
Grupo Sério (Cascavel - Pr). 
14h00 - Escolas agendadas da Cidade de Cascavel. 

Espetáculo "A-laS-pi-pe-tua" 
Grupo Seres de Luz Teatro (Campinas - Sp). 
19h30 - Praça Wilson Jofre.


26/05 (Sábado) 

Palhaceata - Cortejo com todos os participantes do Projeto no Calçadão de Cascavel. 
Saída às 10h do Sesc Cascavel. 

Encerramento do Evento 
Espetáculo "Palhaço ou  Ato pela Sobrevivência" 
Cia Risologistas (Cascavel - Pr). 
20h30 - Centro Cultural Gilberto Mayer. 


Programação Permanente: 

Exposição MaisImagem - Exposição de registros fotográficos e históricos dos grupos teatrais Cascavelenses 
De 08 de Maio a 08 de Junho. 
Galeria de Artes - Sesc Cascavel.


Valores:


Espetáculos no Centro Cultural Gilberto Mayer: 
Comerciários/dependentes (com cartão cliente) - Gratuito
Estudantes/Idosos (Com carteira estudante e identidade) - Gratuito
Usuários - R$ 10,00 por espetáculo.

*Retirar Ingressos no Sesc a partir de 09/05;

* Aqueles que tem entrada gratuita também devem retirar o ingresso no Sesc, mediante apresentação do cartão cliente(comerciários/dependentes) , carteira de estudante(estudantes) e identidade (idosos). 

Espetáculos na Praça Wilson Jofre: 
Gratuito para todos.

*Não é necessário retirar ingressos. 

CineSesc/Exposição/Bate-papos: 
Gratuito para todos.

*Não é necessário retirar ingressos. 

Oficinas: 
Comerciários/dependentes (com cartão cliente) - Gratuito
Estudantes/Idosos (com carteira de estudante e identidade) - Gratuito
Usuários: R$ 20,00 por oficina.

*Inscrições para as oficinas a partir de 09/05 no Sesc - vagas limitadas.




MAIS INFORMAÇÕES -             45 3225-3828       ou lysianebaldo@sescpr.com.br 

A MELHOR PIADA DO MUNDO



Pra quem gosta de humor inteligente.