quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CINE SESC



É com grande satisfação que o Sesc Cascavel reinicia sua programação de Cinema para o ano de 2011, dando continuidade ao projeto CINESESC - MOSTRAS TEMÁTICAS . Serão, como no ano passado, 10 Mostras Temáticas - e, como programação complementar - 20 Oficinas de Cinema (2 por mês), que trarão novamente temas como Roteiro, Produção, História e Crítica Cinematográfica, além de Oficinas sobre os mais importantes diretores de Cinema, que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento desta linguagem artística.
 
I Mostra CineSesc 2011 – John Cassavetes
 
24, 25 e 26 de Fevereiro
Sempre às 19h30
Sesc Cascavel – Rua Carlos de Carvalho, 3367 – Centro.
 
Filmes:
 
1º dia - A Morte de um Bookmaker Chinês ( The Killing Of A Chinese Bookie , 1976, dir. John Cassavetes, EUA, 135 min.)
2º dia - Noite de Estréia ( Opening Night , 1977, dir. John Cassavetes, EUA, 144 min.)
3º dia - Uma Mulher sob Influência ( A Woman Under The Influence , 1974, dir. John Cassavetes, EUA, 155 min.)
 
Falar de John Cassavetes é sempre falar de atuação, direção e experimentação no cinema. Na metade da década de 1950 Cassavetes já tinha interpretado dezenas de papéis na televisão norte-americana, o que lhe deu bagagem para uma sólida carreira como ator em filmes de sucesso no cinema. Passou para a direção com um foco muito forte no trabalho com os atores que dirigia, e foi neste contexto que experimentou fugir das fórmulas de Hollywood e encontrar alternativas narrativas para suas histórias.
 
*PARTICIPAÇÃO GRATUITA
*Debate técnico após as exibições.
 
Oficinas
 
Roteiro I (A Narração Cinematográfica, gênese de personagem, Elaboração de argumento, jogos de construção de roteiro)
26 de Fevereiro
Das 09h às 12h
Salão Social – Sesc Cascavel.
 
Oficina Diretores – Jean-Luc Godard
26 de Fevereiro
Das 14h às 17h
Salão Social – Sesc Cascavel.
 
* PARTICIPAÇÃO GRATUITA
*Vagas limitadas
*inscrições pelo e-mail lysianebaldo@sescpr.com.br ou fone 45 3225-3828.
 
 
CineSesc Mostras Temáticas
 
         A proposta das mostras temáticas do CineSesc é oferecer possibilidades de visualização, conhecimento e discussão sobre cultura cinematográfica. A configuração cultural de um filme envolve variados temas, contextos, linguagens e estéticas. Portanto, refletir sobre um filme ou um grupo de filmes, é uma oportunidade singular de enriquecimento artístico-cultural.
         Partindo desse princípio, a seleção de filmes para as mostras temáticas do CineSesc buscam reunir obras que sejam especialmente interessantes para os espectadores e que favoreçam a reflexão e a formação em variados aspectos e vertentes de pensamento. Com a amplitude e a diversidade das mostras, as possibilidades tornam-se vastas para todos que acompanham essa programação.
         São filmes de diferentes épocas, alguns pertencentes a cinematográficas clássicas e bastante conhecidas, outros são filmes raros e pouco divulgados. A programação do CineSesc busca essa diversidade como forma de estimular o conhecimento de temas, linguagens e estéticas diferentes.
         Também é um fator fundamental nas mostras o intuito de reconhecer e mostrar as inovações e as experiências cinematográficas, tanto no que diz respeito às abordagens, como aos modelos estéticos.
         A aquisição e disponibilização de um acervo cinematográfico tão amplo e de qualidade é uma ação fundamental do Sesc-PR para a formação cultural em nossa sociedade.
 
Eduardo Baggio
É jornalista, cineasta, professor universitário e curador do CineSesc – Mostras Temáticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário