sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Autores e Ideias





Autores e Ideias

Ciclo de debates
Escritoras convidadas: Adriana Lunardi e Cintia Moscovich
Data: 18 de Agosto
Horário: 20h00
Local: Auditório do Senac (Rua Recife, 2283)

*Participação Gratuita*
*Retirar convites antecipadamente no Sesc (Rua Carlos de Carvalho, 3367)*

O ciclo literário Autores & Ideias , do Sesc PR, chega à sua segunda edição com novidades. Diferentemente dos encontros realizados em 2010, em que os autores convidados discutiram as relações entre a literatura e o ciberespaço, em 2011 o universo temático das mesas redondas foi ampliado: a cada mês, dois autores debatem um tema diferente, pelo viés da literatura. O ciclo percorrerá dez cidades do Estado, o dobro do ano passado.
Os encontros são realizados mensalmente. Em agosto, é a vez de Cintia Moscovich e Adriana Lunardi refletirem sobre o papel das escritoras brasileiras na mesa “Vozes femininas. Quem são as escritoras brasileiras mais interessantes do momento? Que temáticas perpassam sua literatura? É mesmo fundamental buscar uma voz e um olhar especificamente femininos na obra destas autoras?
Com curadoria da jornalista Mariana Sanchez e realização do Sesc PR, o Autores & Ideias trará diferentes vozes da literatura brasileira atual para mais perto dos leitores em 2011. Além das mesas redondas, haverá ainda oficinas e workshops relacionados aos temas do evento. As atividades são gratuitas e acontecem nas unidades do Sesc em Curitiba (Paço da Liberdade), Londrina, Maringá, Pato Branco, Cascavel, Paranaguá, Francisco Beltrão, Ponta Grossa, Paranavaí e Umuarama.

Breve Biografia das escritoras
  • Cíntia Moscovich
Nascida em Porto Alegre em 1958, é escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária. Recebeu o primeiro lugar do Concurso de Contos Guimarães Rosa, instituído pelo Departamento de Línguas Ibéricas da Radio France Internationale, de Paris. É autora dos livros de contos ―Reino das Cebolas, ―Anotações durante o incêndio e ―Arquitetura do arco-íris (que venceu os prêmios Portugal Telecom e Jabuti de 2005), além do romance ―Por que sou gorda, mamãe. Seus trabalhos foram publicados em diversas antologias, como ―Geração 90: manuscritos de computador, ―Ficções Fraternas e ― 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira .

·          Adriana Lunardi
Catarinense, é roteirista de TV e escritora. Sua estréia na literatura aconteceu em 1996 com ―As meninas da Torre Helsinque, que recebeu os prêmios Fumproarte e troféu Açorianos nas categorias Melhor livro de contos e Autor estreante. Em seu livro de contos ―Vésperas, a autora remonta o momento anterior à morte de nove escritoras fundamentais, como Virgínia Woolf, Clarice Lispector e Ana Cristina César. A obra, publicada posteriormente na França, Argentina, Portugal e Croácia, recebeu a bolsa para escritores da Fundação Biblioteca Nacional e foi indicada ao prêmio Jabuti. ―Corpo estranho, seu primeiro romance, foi finalista do prêmio Zaffari/Bourbon e está sendo traduzido para o francês.
Oficina de Criação de Histórias Coletivas

Ministrante: Claudiana Soerensen
Data: 20 de Agosto – sábado
Horário: Das 14h às 18h
Local: Sesc Cascavel – Rua Carlos de Carvalho, 3367. Centro.
*Participação Gratuita
*Vagas limitadas
*Inscrições pelo fone (45) 3225-3828.

Um comentário:

  1. Ai td muito massa, mas agora fala serio aquele do padre é ilario, amei...bjim bjim....

    ResponderExcluir