quinta-feira, 17 de maio de 2012

Capítulo 2: "A Banca, para nossa alegria!"


No episódio anterior de "A Banca, para nossa alegria!": A Banca do Sated/PR chega amanhã (18) em Cascavel. "Só terá 25 vagas (ok). Precisa de, no mínimo, três espetáculos diferentes, em três anos (mais ou menos). As 25 primeiras pessoas que se inscreverem é que farão a banca (Definitivamente, não)."


Sempre disse que jornalista nada mais é do que um fofoqueiro profissional. Bem, não sei se isso é divilgável ou não, mas vou  fazer jus ao título de (quase) jornalista (quem sabe esse não será meu primeiro furo de reportagem). 


Primeiramente: terá preferência para fazer o teste os alunos da Escola de Atores Seven Five e o Curso Técnico de Teatro Colégio Eleodoro. Isso porque são essas duas escolas que irão pagar as despesas da banca, incluindo as do presidente do Sated/PR, Christo Dikoff, o  "avaliador" desse fim de semana.


Esses alunos não precisarão daqueles três espetáculos. Isso porque houve um acordo entre as escolas e o Sated. No caso da Seven Five, teoricamente eles iriam fazer seis meses de oficians de teatro, seis de TV e seis de cinema. Também apresentariam dois espetáculos, produziriam dois curtas-metragem e uma novela (se não me engano).


Muita coisa variou durante esse tempo, mas, que seja. Os que sobreviveram até o final agora estão habilitados para fazer a banca. Eu, caros humanos do mundo terráquio, digo isso porque fui aluna da Seven Five desde quando um módulo era feito em Toledo, e agora participarei da banca. Particularmente já tenho bem mais do que o mínimo de experiência exigida pelo Sated.  


Me pergunto, sim, sobre qualidade dos atores que talvez sejam aprovados, mas nada pessoal. Por outro lado, sou uma daquelas que não vê muita utilidade no DRT. Já vi muito ator profissional cometendo erros grotescos em cena e muito ator amador me fazendo chorar com a atuação. 


Digo, como artista de teatro, que o DRT não define quem é melhor que quem, quem pode viver disso ou não, não define nem quem entra na Globo! Mas é muito útil para a participação em alguns Festivais de Teatro, que é o meu interesse futuro. Mesmo assim, vou comemorar mais meu registro de atriz profissional do que meu diploma de jornalismo.


Resta agora ver no que vai dar. Aguardem os resultados no capítulo 3. E torçam para  que "Chisto" tenha misericórdia de mim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário