terça-feira, 10 de maio de 2011

+ TEATRO


TEATRO: Encontro e Difusão das Artes Cênicas  De 17 a 22 de Maio
SESC CASCAVEL
O projeto MAISTEATRO nasceu da necessidade em estimular o encontro e intercâmbio entre grupos, artistas, estudantes, técnicos e pesquisadores do teatro. Percebemos que há, em nossa região, uma necessidade urgente em ampliar o acesso a bens culturais que fazem parte dos circuitos nacionais e tornam-se referência em pesquisa e produção teatral, aproximando estas novas linguagens de nossa comunidade. A partir desta premissa, e buscando fortalecer e fomentar o espaço de investigação teórico-prática em diversas vertentes do conhecimento do teatro, o Sesc Cascavel estará promovendo o Projeto MAISTEATRO – em que teremos uma semana inteiramente dedicada ao estudo, apreciação e aprofundamento desta linguagem artística. Através de uma programação composta por Oficinas, Demonstrações de trabalho, Espetáculos, Mesas-Redondas e Bate-papos, os artistas, estudantes, pesquisadores e participantes em geral terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a arte teatral e desenvolver novas habilidades para sua atuação profissional. Além disso, este será um momento de fruição e apreciação de variadas estéticas e pensamentos, um momento de valorização desta linguagem artística tão singular, e, sobretudo de celebração ao Teatro.  

PROGRAMAÇÃO PROJETO MAISTEATRO





17 (TERÇA)
18 (QUARTA)
19 (QUINTA)
20 (SEXTA)
21 (SÁBADO)
22 (DOMINGO)
Manhã

Workshop:
Improvisação Teatral
e
Contação de Histórias

Cia do Abração
Local – Sesc
Horário – Das 08h30 às 12h30

Oficina:
Ritmo no trabalho do Ator

Andréia Paris
Local – Sesc
Horário – Das 08h30 às 12h30

Oficina:
Ritmo no trabalho do Ator

Andréia Paris
Local – Sesc
Horário – Das 08h30 às 12h30

Oficina:
Ritmo no trabalho do Ator

Andréia Paris
Local – Sesc
Horário – Das 08h30 às 12h30

Oficina:
Ritmo no trabalho do Ator

Andréia Paris
Local – Sesc
Horário – Das 08h30 às 12h30

Tarde

Workshop:
Mímica
e
Dança Criativa

Cia do Abração
Local – Sesc
Horário – Das 13h30 às 17h30

Bate-Papo:

Com Renato Ferracini (Grupo Lume)

Local – Sesc
Horário – 15h




Oficina:
Ritmo no trabalho do Ator

Andréia Paris
Local – Sesc
Horário – Das
13h30 às 17h30

Oficina:
Treinamento Técnico para o Ator

Grupo Lume
(Renato Ferracini)
Local – Sesc
Horário – Das 13h30 às 17h30

Oficina:
Treinamento Técnico para o Ator

Grupo Lume
(Renato Ferracini)
Local – Sesc
Horário – Das 13h30 às 17h30

Noite
  Abertura do Evento

Espetáculo

Estórias Brincantes de Muitas Mainhas

Cia do Abração – Curitiba
Local – Teatro Marista
Horário – 19h30

Oficina:
Treinamento Técnico para o Ator

Grupo Lume
(Renato Ferracini)
Local – Centro Cultural Gilberto Mayer
Horário – Das 18h30 às 22h30

Oficina:
Treinamento Técnico para o Ator

Grupo Lume
(Renato Ferracini)
Local – Centro Cultural Gilberto Mayer
Horário – Das 18h30 às 22h30


Oficina:
Treinamento Técnico para o Ator

Grupo Lume
(Renato Ferracini)
Local – Centro Cultural Gilberto Mayer
Horário – Das 18h30 às 22h30


Demonstração Técnica:

Renato Ferracini (Grupo Lume)

Local – Sesc
Horário – 20h










Endereços dos locais onde haverá programação:

Sesc – Rua Carlos de Carvalho 3367, Centro.
Colégio Marista – Rua Paraná, 2680. Centro.(Entrada do Teatro pela Rua Mato Grosso).  
Centro Cultural Gilberto Mayer – Rua Duque de Caxias, 379. Centro.

Sobre a Programação:

ESPETÁCULO “ESTÓRIAS BRINCANTES DE MUITAS MAINHAS” – Cia do Abração (Curitiba – PR)

Release do Espetáculo
Inspirado em alguns contos da literatura nacional dirigidos à criança - “Se as coisas fossem Mães” de Sylvia Orthof, e “Mães (e filhos) de muitos jeitos” de Beatriz Monteiro da Cunha e na herança cultural adquirida de nossa colonização paranaense, o Grupo de Pesquisas Cênicas e Dramatúrgicas da Cia. do Abração, propõe a realização de um espetáculo sob as técnicas da contação de estórias e manipulação de objetos.
O foco temático apresentado na peça é a relação entre mães e filhos, as diferentes relações que se podem estabelecer neste mesmo binário, ressaltando o respeito que devemos ter pelas diferenças individuais de cada ser humano, quer seja ele mãe ou filho. Nossos contadores de estórias, três divertidos e ingênuos velhinhos ucranianos, se confundem, brincam e se emocionam com a pureza própria de uma criança. Movidos pelos sentimentos de saudades e lembranças, começam a falar sobre suas próprias mães e sobre as diferentes mães que conhecem. Neste clima de brincadeira e Faz-de-Conta, fazem abstrações imaginando que todas as coisas, objetos do cotidiano e elementos da natureza, também têm mães. E as estórias são assim... Como sementes, algumas precisam dormir antes de nascer e após um sono no colinho da mamãe, nasce o espetáculo Estórias Brincante de muitas Mainhas.
Data – 17 de Maio
Horário – 19h30
Local – Teatro Marista.
*participação Gratuita.
*retirar convites no Sesc.

Bate-Papo com Renato Ferracini (Grupo Lume)
Data – 19 de Maio
Horário – 15h
Local – Sesc.
*participação gratuita.
*retirar convites no Sesc.

Demonstração Técnica – com Renato Ferracini (Grupo Lume)
Data – 21 de Maio
Horário – 20h
Local – Sesc.
*participação gratuita.
*retirar convites no Sesc.

  Workshop de Improvisação Teatral e Contação de Histórias - Cia do Abração
Público-alvo – Professores, atores e estudantes de teatro.
Data – 18 de Maio
Horário – Das 08h30 às 12h30
Local – Sesc
Valores – R$ 10,00 (Comerciário) / R$ 15,00 (Não Comerciário)
30 vagas.
Inscrições no Sesc – Rua Carlos de Carvalho, 3367. Centro.
Informações – 45 3225-3828.

Improvisação Teatral – Através de jogos cênicos baseados em técnicas de improvisação, além de resgatar o lúdico universo infantil, trabalham-se valores essenciais de grupo, como respeito, controle de ansiedade, coragem, solidariedade, entre outros. Ampliar a capacidade de improvisação e a elaboração de personagens espontâneos, essencial para o desenvolvimento da criatividade e do potencial observador.

Contação de Histórias – Desenvolver a contação de histórias como um instrumento educativo de grande valia, pois aproxima afetivamente da criança a realidade através da vivência lúdica com a história, podendo lhe oferecer os primeiros contatos com a boa literatura, através das técnicas de manipulação de objetos, linguagem usada naturalmente pela criança e adotada pela Cia do Abração como linguagem cênica.


Workshop de Mímica e Dança Criativa – Cia do Abração
Público-alvo – Professores, atores e estudantes de teatro.
Data – 18 de Maio
Horário – Das 13h30 às 17h30
Local – Sesc
Valores – R$ 10,00 (Comerciário) / R$ 15,00 (Não Comerciário)
30 vagas
Inscrições no Sesc – Rua Carlos de Carvalho, 3367. Centro.
Informações – 45 3225-3828.


Mímica – Utilização da técnica da mímica contemporânea para a exploração da linguagem não-verbal. Com esta técnica, pretende-se estimular, de forma lúdica e expressiva, a concentração, criatividade e a coordenação motora do participante.

Dança Criativa – Experimentar em seu corpo movimentos agradáveis e espontâneos através de jogos e brincadeiras, dando a oportunidade de experimentar, expandir, representar e colocar seu eu no processo de configuração de gestos e movimentos.


Oficina: Ritmo no Trabalho do Ator – Andréia Paris
Público-alvo – Atores, professores, músicos e estudantes de teatro.
Data – 19 a 22 de Maio.
Horário – dias 19, 21 e 22 -   Das 08h30 às 12h30 e   dia 20 – das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
Local – Sesc
Valores – R$ 20,00 (Comerciário) / R$ 30,00 (Não Comerciário)
30 vagas
Inscrições no Sesc – Rua Carlos de Carvalho, 3367. Centro.
Informações – 45 3225-3828.
Percepção e composição do ritmo no trabalho do ator - é uma oficina que objetiva fazer com que o ator perceba, compreenda e componha ritmos em sua atuação. Para isso, a oficina compreende uma série de exercícios teatrais que abordam tanto o conceito de Ritmo quanto o de Escuta, porque acredita-se que para melhor entender o ritmo é importante que a “Escuta Corporal Dilatada” do ator seja desenvolvida. Deste modo, a proposta é de que os participantes experimentem e experienciem estes dois conceitos corporalmente. Além disso, o ator poderá compor ritmos na criação de uma pequena cena que será produzida na oficina.   Ainda que o público alvo desta oficina sejam atores, qualquer outro profissional das artes cênicas e músicos poderão ser contemplados e contribuir na oficina. Esta oficina é parte da reflexão-prática criada para a pesquisa “ Por uma Escuta do Sussurro: percepção e composição do ritmo no trabalho do ator” realizada no Programa de Pós-graduação – Mestrado em Teatro – da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), nos anos de 2008-2010.

Oficina: Treinamento Técnico para o Ator – Renato Ferracini – Grupo Lume  
Público-alvo – Atores, bailarinos e estudantes de teatro e dança.
Data – 18 a 22 de Maio.
Horário – Das 18h30 às 22h30 (dias 18, 19 e 20) e Das   13h30 às 17h30 (dias 21 e 22)  
Local – Centro Cultural Gilberto Mayer (18, 19 e 20) e Sesc (21 e 22)  
Valores – R$ 30,00 (Comerciário) / R$ 45,00 (Não Comerciário)
30 vagas
Inscrições no Sesc – Rua Carlos de Carvalho, 3367. Centro.
Informações – 45 3225-3828.

Treinamento Técnico para o Ator – Dirigido a atores, bailarinos e interessados em geral, iniciantes em suas práticas de estudo do corpo (como estudantes de artes cênicas e dança). O curso oferece uma visão geral do treinamento cotidiano sistematizado por atores do Lume: reconhecimento e dilatação das capacidades expressivas do corpo. Através de metodologias concretas, o curso aborda temas básicos do trabalho do ator: ética (autodisciplina e autonomia); preparação e prontidão (aquecimento do corpo-mente e presença); aspectos energéticos e técnicos do ofício (transformação de peso em energia, dinâmica das ações no espaço e no tempo, articulações e segmentação corporal, modulação da energia, jogo entre atores).

*PROMOÇÃO - 20% de desconto para quem fizer todas as oficinas. 15% de desconto para quem fizer até 03 oficinas e 10% de desconto para quem fizer até 02 oficinas.

Lysiane Baldo
Técnica de Atividades - Cultura
SESC Cascavel - (45) 3225 3828
lysianebaldo@sescpr.com.br 

quarta-feira, 4 de maio de 2011


ESTÁ CHEGANDO!!


O tão esperado evento.. CHICO IN CONCERT!

Dia 10/05 all stars "jazz project" - zeppelin old bar (foz do iguaçu)!

Dia 11/05 no la bodeguita Paulo Siqueira e quarteto!

Dia 12/05 no centro cultural gilberto mayer,

ingressos já a venda R$10,00 antecipados e R$20 na hora!

Dia 13/05 Choro e jazz com Guizo júnior, Paulo Siqueira e Marcelo Teixeira, la bodeguita café!

Dia 14/05 Chicólatras no botequim da esquina/ com Renato fumê, Fer Lara, Murilo Samuel, Pedro dantas, Paulo Siqueira.

Compareçam!

Tudo no blog: http://sambaviolaroseira.blogspot.com/


Humano




Derepente me da um vazio.

Uma certeza de não existir

Meados do século 21.

E esse vazio ainda é latente.

As pessoas passam por mim como se eu não existisse.

O vento sopra e atravessa meu corpo.

Nem sombra eu tenho.

Eu sou nada.

Eu sou humano.

(TICO)

terça-feira, 3 de maio de 2011

QUEM ESTA A FIM DE OFICINAS DE CINEMA?

 


  Mostra CineSesc Maio     Os Personagens de Kieslowski

12, 13 e 14 de Maio
Sempre às 19h30
Sesc Cascavel – Rua Carlos de Carvalho, 3367 – Centro.

Filmes:

Dia 12 (Quinta-feira) – A Cicatriz, 1976, dir. Krzysztof Kieslowski, 102 min.
Dia 13 (Sexta-feira) – Cinemaníaco, 1979, dir. Krzystof Kieslowski, 117 min.
Dia 14 (Sábado) – A Dupla Vida de Véronique, 1991, dir. Krzystof Kieslowski, 93 min.
*PARTICIPAÇÃO GRATUITA
*Debate técnico após as exibições.


Oficinas de Cinema - 14 de Maio – Sábado


Oficina Manhã – Direção II
Conteúdo: Produção – (Iluminação, Lentes) Mise-en-scène, continuidade, som, direção de equipe. Direção de Arte.  
Horário - Das 09h às 12h
Local - Salão Social – Sesc Cascavel.

Oficina Tarde – Grandes Diretores – Stanley Kubrick
Horário - Das 14h às 17h
Local - Salão Social – Sesc Cascavel.

PARTICIPAÇÃO GRATUITA
*Vagas limitadas
*inscrições pelo e-mail lysianebaldo@sescpr.com.br ou fone 45 3225-3828.


Sobre Kieslowski e sobre os filmes da Mostra

O diretor polonês Krzysztof Kieslowski possui em seu currículo uma vasta mas coesa filmografia. Tornado célebre especialmente por sua Trilogia das Cores ("A Liberdade é Azul", 1993; "A Igualdade é Branca", 1994; "A Fraternidade é Vermelha", 1994) e pela série de curtas Decálogo (1988), uma das mais prestigiadas coleções do cinema, o diretor mantém em seus trabalhos um tom marcante de sensibilidade psicológica e consciência social. Seus personagens são densos, às vezes mesmos tensos, mas, pintados com cores leves que os humanizam, parecem aproximar-se do espectador no que temos de mais comum, ordinário e simples.
         A primeira fase da produção do diretor é conhecida como a fase polonesa de sua produção: Kieslowski se forma jovem na escola de cinema de Lodz e parte para a realização de documentários em que já se percebe o tom sensível e crítico que iria se desenvolver em seus posteriores longas de ficção. "Sete Mulheres de Diferentes Idades" (Siedem kobiet w roznym wieku, 1978) e "Curriculum Vitae" (Zyciorys, 1975), entre outros de seus documentários, retratam as dificuldades e contradições da Polônia da época sem obscurecer a personalidade dos sujeitos representados.
         A Mostra "Os Personagens de Krzysztof Kieslowski" inicia com um dos primeiros grandes filmes de ficção do diretor; e também um dos mais polêmicos. A exibição de "A Cicatriz" (Blizna, 1976) foi proibida em seu país de origem por conta das implicações sociais da crítica inserida na narrativa que conta a história de Bednarz, funcionário escolhido para tocar a construção de um grande complexo petroquÍmico em uma pequena cidade. Bednarz conhece a cidade e tem grandes planos para a instalação da fábrica, mas seu otimismo é podado pela dura realidade dos interesses dos grupos envolvidos e da crueza da vida cotidiana dos habitantes da cidade, alheios a seus planos idealistas. O filme continuou proibido durante toda a vida do diretor, e sua exibição marca a vitória da criatividade de Kieslowski para falar de temas caros, ainda que sensíveis, para a vida de seus conterrâneos.
         A temática do personagem oriundo da classe trabalhadora que se vê às voltas com a percepção de sua própria condição social retorna à tona em "Cinemaníaco" (Amator, 1979), em que Kiselowski retrata a descoberta do cinema por um simples operário. Munido de sua câmera de filmar, comprada para registrar o nascimento da filha, Filip Mosz acaba sendo convidado a realizar um filme sobre a fábrica onde trabalha. Mosz se torna obcecado pela cinematografia, e ao mesmo tempo em que a nova paixão o liberta da vida comum da Polônia, também o afasta da mulher, preocupada com os problemas cotidianos; ao mesmo tempo, também, ele descobre que o projeto ingênuo de apenas registrar a realidade esbarra nas subjetividades e pressões sociais que se opõem à beleza do ato de filmar. A metalinguagem e a reflexividade do filme encantam e supreendem, pois nos identificamos com a ingenuidade de Mosz mas também nos indignamos com os rumos frustrados de sua empreitada utópica.
         Por fim, a Mostra se encerra com mais um personagem às voltas com sua própria personalidade e que tem, em seu caminho, a figura decisiva do acaso: em "A Dupla Vida de Véronique" ( La Double vie de Véronique/Podwójne życie Weroniki, 1991), conhecemos a história de Weronika e Véronique, duas mulheres idênticas, nascidas no mesmo dia, mas em lugares diferentes. Ambas são vividas por Irene Jacob, atriz francesa que mais tarde trabalharia com Kieslowski em "A Fraternidade é Vermelha". Elas não se conhecem, mas suas vidas influenciam uma à outra: Weronika, como Véronique, adora cantar e sofre de um problema do coração. Após um furtivo encontro, Weronika morre durante uma apresentação de canto lírico, e a vida de Véronique muda como se aprendesse com os erros da outra. Kieslowski volta a tratar de personagens cujas vidas mudam por um sopro de acaso, e cujas mudanças são, essencialmente, internas: é na estranha sensação do duplo de Véronique que reside toda a beleza de suas mudanças e o incômodo causado ao espectador a respeito de sua própria condição de conexão com o mundo.
         Os personagens de Kieslowski não realizam grandes feitos, não mudam a história, nem mesmo derrubam governos; é na pequenez de suas vidas que as grandes e subversivas idéias se realizam. Seja na ingenuidade de um apaixonado pela imagem em movimento, seja no idealismo de um trabalhador, ou na melancolia de uma jovem que se sente triste por não estar só, Kieslowski cria personagens muito próximos, incomoda e paradoxalmente, de nossos próprios personagens reais.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

ESTREIA DIA 29/04/2011


O CABARÉ DOS PALHAÇOS

O ÚNICO ESPETACULO QUE VOCÊ PODE POR DINHEIRO NA CUECA DOS PALHAÇOS

NÃO PERCA SEXTA DIA 29/04/2011 LEVE ESSE BÔNUS.

INGRESSOS A 10 REAIS NA PORTARIA.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Risologistas




Ser palhaço... Ser humano... Ser.
A essência do ser é indescritível, indefinível por isso a sensibilidade fascinou atores e publico no dia do riso promovido ontem no Centro Cultural Gilberto Mayer. Os Risologistas fizeram do espaço publico o seu hospital onde as pessoas viveram na pele o que é a fila de espera aguardar até ser chamado e reclamaram da demora do atendimento e muito mais.
Ao entrarem para a consulta o clima se transformava em outro completamente diferente.
Os pacientes/públicos atendido com amor, carinho, abraços e os atores lavavam os pés do publico com rosas para lhe tirar a carga que traziam do seu cotidiano, depois eram encaminhados para o atendimento onde a terapia do amor era o tratamento.
A proposta de mostrar o cotidiano de um hospital foi muito bem executada pelos atores.
Com isso encerro o texto dizendo que quero mais uma consulta.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

De Shakespeare a Ochoa ou de Ochoa a Shakespeare?




Ontem às 21 horas tive o prazer de assistir “O Mercador de Veneza” peça teatral com o texto de “william Shakespeare” dirigido e adaptado por “Pedro Ochoa”.
Pelo nome Pedro Ochoa eu já esperava um espetáculo de qualidade, e como sempre ele não decepciona.
Os atores levaram ao palco um trabalho muito bem ensaiado e de grande qualidade.
Ressalto e parabenizo minhas grandes amigas “Valéria Bonifácio” “Mariela Lamberti” e “Ester Bello” pela excelente atuação, alem da atuação de “Ben-Hur Prado” que me fez arrepiar com sua magnífica interpretação de “Shylock o judeu”.
O texto de “Shakespeare” é magnífico com varias idas e vindas cheias de surpresas como todos seus trabalhos, e “Ochoa” explorou de forma magnífica construindo uma montagem contemporânea de alto nível.
Hoje tem mais às 21 horas no Centro Cultural Gilberto Mayer. Ingressos: R$ 20 reais e R$ 10 para estudante.
Não perca.
Para terminar concluo com uma frase de um dos maiores poetas de todos os tempos:
Para o trabalho que gostamos levantamo-nos cedo e fazemo-lo com alegria. “william Shakespeare”


Mais informações sobre a peça